Mindfulness (Atenção Plena)

CONSCIÊNCIA, ABERTURA E ACEITAÇÃO À EXPERIÊNCIA DO MOMENTO PRESENTE
Mindfulness

Por Rodrigo Siqueira, Head de Educação da Sati Education

O que é

Mindfulness tem sido reconhecida como a técnica de meditação que mais cresce no mundo. Com benefícios comprovados em diversos estudos científicos realizados, é atualmente foco de interesse na área da medicina, da psicologia e de negócios. Usualmente traduzida como Atenção Plena para o português, podemos entendê-la como uma técnica ou grupo de técnicas de meditação, um estado de consciência resultante da prática desta técnica ou um traço psicológico mais duradouro caracterizado pela atenção voltada para à experiência presente, com uma atitude de abertura e curiosidade.

Você já percebeu se:
– Sai da experiência presente com frequência, perdido em pensamentos?
– Constantemente se julga dizendo que não deveria pensar ou sentir algo?
– É tomado por uma emoção negativa sem perceber e tem dificuldade de se desconectar dela?
– Reage automaticamente e de forma irrefletida a situações e pessoas?
– Parece que funciona no piloto automático se perceber o que está fazendo?
– Realiza atividades apressadas sem estar atendo a elas?

Isso é o oposto de Mindfulness.

Mindfulness é consciência e abertura à experiência presente.

A boa notícia é que Mindfulness é uma habilidade que todos possuímos em maior ou menor grau e pode ser desenvolvida.

Podemos definir mindfulness como a atenção receptiva e a consciência dos eventos e experiência do presente. Ao estudarmos diversos artigos científicos e analisarmos as diversas definições encontradas, vemos que mindfulness é composta de 3 características base: (1) consciência (2) da experiência presente (3) com aceitação. Note que esta consciência de eventos diz respeito também – e principalmente – aos eventos internos de nossa consciência, como sensações, sentimentos e pensamentos.

A pesquisa científica psicológica afirma que assim como podemos melhorar nosso desempenho físico por meio da prática regular de exercício físico, nós podemos desenvolver mindfulness por meio de práticas mentais deliberadas.

Benefícios?

Vários benefícios já foram reportados em estudos com pessoas que desenvolveram um maior grau de mindfulness, como:
– Melhoria de Bem-estar;
– Melhoria na habilidade de liderança;
– Aumento de potencial criativo;
– Melhoria no processo de tomada de decisão;
– Redução de comportamento no “piloto automático” e comportamento reativo;
– Incremento nas funções cognitivas, como a atenção.

Outros benefícios estão sendo reportados. Por exemplo, pesquisas realizadas em empresas demonstram que no ambiente de trabalho, a redução de estresse, o aumento do foco, da produtividade e redução de absenteísmo são alguns dos pontos já verificados em pesquisas.

Um passo além

Os professores Ruedy e Schweitzer, dois pesquisadores acadêmicos em 2011 realizaram um experimento que mostra que o comportamento ético é superior em pessoas com maior mindfulness. Ou seja, encontraram evidências de que mindfulness nos traz maior consciência das implicações éticas de nossas decisões e também nos faz decidir de forma mais ética.

Assim, questionamos:

Como seria nossa vida sem o comportamento no modo “piloto automático”? Qual seria o impacto em nossas vidas pessoais em desenvolvermos uma mente mais focada na experiência presente, mais criativa e sem julgamentos imediatos? E na forma como conduzimos não apenas nossa vida pessoal, mas também nossos negócios?

O desenvolvimento de mindfulness em nós certamente fará com que os benefícios se estendam para muitas outras pessoas e também para a sociedade.

Visite nossa página no facebook com atualizações semanais sobre Mindfulness e outros temas relacionados à desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Para saber mais sobre Mindfulness, leia o artigo escrito pelo nosso Head Executivo e Instrutor Rodrigo Siqueira publicado no portal MSN.

mai 5, 2015 | Posted by in Mindfulness | Comentários desativados em Mindfulness (Atenção Plena)
Copyright 2015 - Sati Education. Todos os direitos reservados.