Insight_4

Um curso único, baseado em artigos científicos sobre os mais efetivos formatos de treinamentos em criatividade e do impacto da prática de Atenção Plena no pensamento criativo.



// OBJETIVO

Auxiliar equipes de projetos a solucionar problemas por meio de metodologia própria baseada em Design Thinking e Mindfulness (Atenção Plena), proporcionando a base necessária para a produção do pensamento criativo e a materialização de soluções.



// NOSSOS PILARES

Mindfulness é o treinamento cognitivo e emocional que nos permite observar de forma intencional, momento-a-momento, a experiência presente. Mais ainda, esta observação consciente se dá com uma atitude de abertura e curiosidade, sem os padrões condicionados de pensamentos que limitam nosso potencial criativo.

Design Thinking
 é o conjunto de métodos e processos para abordar problemas, relacionados à aquisição de informações, análise de conhecimento e propostas de soluções.



// METODOLOGIA

MÓDULO 1 – PREPARANDO A MENTE [12 HORAS]
Desenvolvimento das bases cognitivas e emocionais necessárias para a produção do pensamento criativo, proporcionando maior capacidade de produzir pensamento divergente e convergente.

Criatividade e Inovação
Apresentação e discussão das causas e condições para a solução criativa de problemas, aliada a desafios vivenciais de insight a serem solucionados individualmente e em equipe.

Mindfulness (Atenção Plena)
Apresentação da base teórica de Mindfulness, sua relevância para o campo das organizações e sua relação com o incremento dopensamento criativo.
[ Treinamento prático em Mindfulness ]


MÓDULO 2 – ENCONTRANDO A SOLUÇÃO [12 HORAS]
Utilização dos aprendizados do Módulo 1 para a resolução de um problema, com base na metodologia de Design Thinking.

Pesquisa Criativa
Planejamento de projetos de pesquisa qualitativa que geram insights para a inovação. Capacitação da equipe para estruturar, conduzir e interpretar processos de pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica.

Criatividade
Ferramentas de ideação, desenvolvimento de ideias e adequaçãoao contexto. Transformação de insights em ideias. Princípios de cocriação através da ideação colaborativa. Parâmetros e métodos para avaliação de ideias.

Prototipação
Utilização de simulações em baixa fidelidade para aperfeiçoamento da solução, através da antecipação dos erros. Foco no aprendizado.



// PARA QUEM

– Equipes multidisciplinares que buscam resolução de problemas e desafios complexos;
– Profissionais de empresas médias e grandes que enfrentam questões compexas e “wicked problems”.



// E-FOLDER

Para saber mais sobre o Insight, faça o DOWNLOAD do nosso e-folder.